Você conhece os benefícios da natação para o autismo? Socialização e adaptação!

A natação é um esporte completo e que confere uma série de benefícios para qualquer pessoa, incluindo os portadores de necessidades especiais, como os autistas. Socialização, adaptação, ambiente controlado, sem grandes impactos, interação com outras pessoas. Esses são apenas alguns dos muitos benefícios da natação para o autismo!

Crianças e adultos com transtorno do espectro autista (TEA) podem  ser muito beneficiados, especialmente nas etapas de socialização e adaptação, dois pontos importantes que a prática esportiva oferece. Mas praticar natação com apoio profissional também é capaz de gerar outros ótimos benefícios. O que torna o esporte fundamental para quem tem essa condição.

Acompanhe mais este conteúdo do Lira Tênis Clube, onde vamos debater alguns dos benefícios para que você entenda melhor porque é importante incentivar autistas a praticarem esse exercício na água. Confira abaixo algumas delas!

Natação para autismo: conheça os benefícios

Um primeiro ponto que temos de destacar: qualquer esporte é benéfico para quem tem autismo. 

Isso porque a questão física estará em movimento, além da parte mental que tentará se adaptar e socializar com outros colegas. Estes fatores são muito abordados no tratamento de todos os “níveis” de autismo descritos no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), onde a atenção e o suporte necessário para o aluno podem variar bastante.

Para deixar mais claro estas e outras vantagens, vamos expandir um pouco mais cada uma delas.

Socialização

A natação para autismo confere ao aluno a oportunidade rica de socialização com a chance constante de interação com colegas e instrutores sempre treinados para esse tipo de condição, como os presentes aqui no Lira Tênis Clube.

Esse tipo de contato direto e indireto ajuda a construir amizades e melhorar as habilidades sociais, o que é muito importante para diferentes tratamentos.

Adaptação

Envolver o autista em um ambiente novo pode trazer o desafio e a recompensa da adaptação aos novos estímulos e ambientes onde a pessoa estará inserida. Com supervisão adequada, a adaptação pode ser mais tranquila, segura e gerar uma ponte para futuras interações em outros ambientes.

O ambiente de piscina é uma forma do autista ter um espaço terapêutico à disposição. Isso ajuda a desenvolver habilidades motoras, sociais e sensoriais de forma positiva. 

Essa evolução fica clara em relatos como o de Ivone Lucio da Silveira, mãe de um dos alunos do programa de natação para autismo, do Lira Tênis Clube, em Florianópolis

“O Eduardo, que tem 9 anos e autismo grau de suporte 1, começou a participar das aulas há 1 ano e 5 meses e no começo ele nem queria molhar a cabeça, agora ele já mergulha pega os brinquedos debaixo da água e progrediu muito com a natação, pois adora participar das aulas”.

Alívio do estresse e da ansiedade

A natação para o autismo, porém, não é somente novas sensações e estímulo à interação. Por ter um efeito terapêutico e até mesmo permitir experiências multisensoriais , a água é capaz de promover a calma e relaxamento da ansiedade.

Funcionando bem em outras condições, mas especialmente para quem é autista, isso pode fazer muita diferença, pois permite justamente a inserção controlada em um novo esporte, atividade física com emoções controladas e alívio de desafios emocionais associados à condição.

Desenvolvimento social

É muito importante o foco e investimento na socialização para quem tem autismo. Por mais que algumas vezes fiquem mais retraídos, participar de aulas de natação pode ser um grande diferencial e iniciativa para o cotidiano mais integrado dos autistas.

Isso porque interações sociais de forma estruturada, com os instrutores sempre presentes, ajudam muito no desenvolvimento da comunicação e de habilidades sociais importantes para qualquer idade.

Um ótimo exercício físico

Estudos mostram que uma em cada três crianças e adolescentes com autismo está acima do peso ou já diagnosticada com obesidade.

Dados como este mostram como o incentivo ao esporte, preferencialmente com suporte profissional e em um ambiente preparado, são fundamentais para os autistas. A natação se destaca nesse quesito pois tem baixo impacto e trabalha todo o corpo, o que é ótimo para várias áreas como resistência, saúde cardiovascular e força muscular. 

Concentração

Crianças e adolescentes com autismo precisam trabalhar o foco e a concentração para lidarem melhor com os desafios do dia a dia.

E a natação proporciona isso. Com um ambiente seguro, o esporte exige o foco nas atividades aquáticas, e isso faz com que os alunos melhorem suas habilidades cognitivas.

Coordenação motora em foco

Uma dificuldade normalmente relatada por pais e mães de crianças e adolescentes com espectro autista é a falta de uma coordenação motora adequada.

A natação ajuda principalmente nesse ponto, já que é necessário ter equilíbrio, foco, concentração e atenção em diferentes partes do corpo para a prática do exercício. O que pode, sim, ser desafiador, mas é muito recompensador depois das aulas para os alunos e responsáveis. 

💡Leia também – Como cultivar a independência infantil?

É sempre importante deixar claro que a melhora gradual e os benefícios podem variar de pessoa para pessoa, com resultados muito individuais e específicos para o autismo em diferentes níveis, desde o autismo leve até o considerado severo. 

Espaço para natação para autistas no Lira Tênis Clube

Cuidados para o autista antes da prática de exercícios físicos

Assim como qualquer modalidade voltada para pessoas com deficiência (PCD), antes de iniciar na natação são necessários alguns cuidados e avaliações para que o esporte possa ser praticado com saúde e segurança.

Avaliação médica

O primeiro passo é ter uma avaliação médica e indicação de que a natação, ou outro tipo de exercício, pode ser praticado regularmente.

Crianças com o transtorno do espectro autista apresentam habilidades psicomotoras prejudicadas em diferentes níveis, com problemas que podem variar desde a postura até habilidades motoras finas. Por isso, a natação para o autismo deve ser avaliada com cuidado e atenção para poder entender o nível de acompanhamento que será necessário.

Respeitando os limites

Variando entre uma leve dificuldade de interação social e comunicação, até um comportamento inflexível e dificuldades em se adaptar a mudanças, é necessário que o ambiente e os profissionais envolvidos estejam prontos para os limites e necessidades de cada um.

Em outro relato, desta vez de Vilma Maria da Rosa Stolf, que leva seu filho Tiago de 8 anos e com autismo grau de suporte 1, há 1 ano de 6 meses nas aulas de natação, podemos perceber como o esporte entra aos poucos na tão importante rotina dos autistas.

“O autismo é uma condição repleta de características distintas em cada criança. No início das aulas de natação no Lira, não sabíamos o que esperar em relação ao aproveitamento dos nossos pequenos. Com o passar do tempo, conseguimos perceber os avanços em relação à socialização, autoestima, foco e equilíbrio.  Meu filho perdeu o medo da água, aprendeu a nadar e as aulas são esperadas ansiosamente por ele a cada semana. Só há pontos positivos nesses encontros”.

Ambiente adaptado

A adaptação sensorial pode ser um desafio na natação para autismo. Por isso é importante priorizar ambientes e estruturas adaptadas nas questões de iluminação, ruídos e volume de pessoas.

No Lira Tênis Clube, em Florianópolis, esta preocupação está até mesmo na temperatura da água, que fica sempre entre 29º e 30º para evitar qualquer tipo de choque de hipersensibilidade sensorial

Equipe preparada

Ao contrário de uma aula tradicional, voltada para aumento no desempenho, os professores  e responsáveis pelas lições para autistas devem ser treinados e preparados para observar os limites e conseguir adaptar dinâmicas para cada indivíduo. 

desde cedo, a natação para o autismo pode trazer uma série de vantagens

Lira Tênis Clube e a natação para autismo!

Um grande diferencial do Lira Tênis Clube é sempre se adaptar às necessidades do público. E para isso está oferecendo, desde 2022,  aulas de natação exclusivas para crianças e adolescentes autistas entre 7 e 17 anos.

Separadas para uma melhor atenção e dedicação às crianças, são três turmas com apenas oito alunos em cada uma delas. As aulas contam com 45 minutos de duração e acontecem em uma piscina infantil aquecida entre 29º e 30º.

Tudo para preparar um ambiente confortável e acolhedor para as crianças e adolescentes com TEA. Os profissionais utilizam materiais seguros para os alunos e o promovendo interação, desafios e evolução, sempre acompanhados de pais ou responsáveis.

“O projeto visa atender estas crianças com uma metodologia diferenciada, respeitando o tempo de cada criança no seu desenvolvimento, buscando atingir os objetivos propostos em cada aula, dentro do conteúdo programático da natação”, explica a Coordenadora de natação do Lira, Claudia Benedet.

Vagas gratuitas e com desconto para natação

E para ampliar o alcance de todo esse benefício, o Lira oferece natação para autistas com vagas gratuitas ou 50% de desconto nas aulas, mediante comprovação de renda familiar de até três salários mínimos.

Pensando não só em prestar um bom serviço para os associados, mas também para toda a comunidade, o Lira Tênis Clube abriu essa possibilidade importante para quem tem crianças ou adolescentes com espectro autista e quer trazer todos estes benefícios para eles. 

“Entendemos que o clube precisa servir não só seus associados, mas expandir benefícios à comunidade, em especial nestes casos que envolvem crianças e adolescentes que precisam destas atividades para se desenvolver, por isso, ampliamos nosso público aos que não tem condições de pagar pelas aulas”, explica Carlos Eduardo Ferrarini Cardoso, presidente do Lira Tênis Clube, sobre as vagas gratuitas ou com desconto.

Conte com o Lira Tênis Clube no cuidado com seus filhos

Com estrutura completa e pensada para o seu conforto e bem-estar, aqui no Lira Tênis Clube temos tudo o que você precisa para a prática do seu exercício físico, encontro com amigos, eventos e um ambiente muito familiar. Ideal para você que busca um local para se divertir e ficar mais tranquilo.

Aproveite essa possibilidade de natação para autismo em Florianópolis! Traga seu filho para o Lira e conheça a dedicação especializada e disposta a auxiliar com todo o apoio necessário para o desenvolvimento dessa relação com o esporte e a socialização.

Visite o Lira Tênis Clube na Rua Felipe Schmidt, 636, bem no Centro de Florianópolis, ou entre em contato pelo nosso site e WhatsApp.

espaço para natação para o autismo

NEWSLETTER

Receba novidades em seu e-mail


    DEPOIMENTOS

    NOSSOS ASSOCIADOS, NOSSO PATRIMÔNIO!