Reunião do Conselho Deliberativo
Na última quinta-feira, dia 25 de setembro, o Conselho Deliberativo do Lira Tênis Clube, eleito para exercer o mandato do quadriênio 2014/2018, tendo como presidente José Guayanaz de Lima; Vice-Presidente, Samuel Fernando Linhares; 1o Secretário-Alexandrino Barreto Neto e 2o secretário-César Murilo Barbi, se reuniu extraordinariamente para eleger o Conselho Fiscal gestão 2014/2016, Antônio Rogério Matos, Cláudio Andrade Ramos, Maria de Lourdes Nasário, Ney Oliveira e Silva e Paulo Roberto Polly Lobo; Suplentes: Edson de Amorim, Fernando Caldeira de Andrada e Iraci Antônio Brunetto. Elegeu também, por aclamação, o Presidente da Executiva, gestão 2014/2016, Aroldo João Costa e o vice Antônio Baumgarten Baião. Na oportunidade, o presidente eleito, Aroldo João Costa apresentou os Membros da Diretoria Gestão 2014-2016: Neuri Vilson Donatti, Diretor Administrativo; Fernando Francisco de Oliveira, Diretor de Eventos; Guilherme Bessa Ribeiro, Diretor de Natação; Luiz Bertoldo da Silveira, Diretor Financeiro; Jorge Luiz Nunes, Diretor de Patrimônio e Construção; Paulo Ribeiro, Diretor de Tênis; demais diretores e assessores a definir até 31 de outubro.
ESTATUTO SOCIAL
A constituição organizacional do LIRA TÊNIS CLUBE segundo seu ESTATUTO SOCIAL é integrada pela Assembléia Geral de Sócios, pelo Conselho Deliberativo pela Diretoria Executiva e pelo Conselho Fiscal.
Assim, o Presidente do Conselho Deliberativo do Lira Tênis Clube, Gestão 2010-2014, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, tem o prazer de tecer algumas considerações acerca das principais ações desenvolvidas durante a Gestão que ora se encerra.
O Conselho Deliberativo, órgão de deliberação coletiva, é composto de quarenta (40) membros efetivos e vinte (20) suplentes, escolhidos entre os associados remidos, beneméritos e patrimoniais, com mandato de quatro (04) anos.
Dentre as competências do Conselho destaca-se, a eleição quadrienal de sua Mesa Diretora, formada pelo Presidente – Vice Presidente , 1º e 2º Secretários, além de eleger bienalmente o Presidente e o Vice-presidente da Diretoria Executiva, o Conselho Fiscal, bem como homologar a nominata de Diretores apresentados pela Diretoria Executiva.
Semestralmente o Conselho Deliberativo aprecia e aprova as Propostas Orçamentárias e de Investimentos e as Realizações Orçamentárias, acompanhadas dos Pareceres do Conselho Fiscal e da Comissão de Planejamento Orçamento e Contas.
Ainda no âmbito do Conselho Deliberativo, são constituídas dentre seus pares, comissões de assessoramento para estudo de assuntos especiais e uma Comissão de Planejamento Orçamento e Contas composta por cinco (05) membros, com mandato de quatro (04) anos, coincidente com sua Mesa Diretora, para análise e aferição da exequibilidade técnica, econômica, financeira, despesa operacionais, investimentos em eventos e em modalidades esportivas.
A Comissão de Ética e Disciplina, instituída com a competência para julgar processos e recursos decorrentes de infrações disciplinares, na forma prevista no Art.24 do Estatuto Social, composta por sete (07) membros efetivos e três suplentes, todos membros do Conselho Deliberativo, indicados pela Diretoria Executiva e designados pela Mesa Diretora do Conselho.
Na Gestão que ora se encerra, em duas oportunidades a Comissão de Ética e Disciplina foi acionada, tendo desempenhado com competência suas atribuições.
A lei maior do Clube é o seu Estatuto Social, complementado pelo Regimento Interno, neles estão contidas as regras e normas a serem observadas primordialmente por todos que integram o corpo diretivo, associativo e usuários.
Perfil do Conselho Deliberativo? Indagação que respondo de forma ampla.
O Lira por grande número de seus associados, nos últimos anos tem buscado a unicidade de chapas, que concorrem ao Conselho, por entender que, dividir enfraquece a organização.
Os membros do Conselho atuam com independência, existem discordâncias, porem são divergências que convergem ao interesse do Clube, como dizemos sempre, “são brigas convergentes e disputas saudáveis”.
Todos indistintamente, devotam um amor especial ao Clube, trabalham numa mesma direção, visam, sobretudo resguardar e engrandecer o bom nome do Lira Tênis Clube.
Na Gestão 2010-2014, o Conselho Deliberativo convocou seus Membros, para dezesseis (16) Reuniões Ordinárias, duas (02) Extraordinárias e uma (01) Secreta, delas participando em média trinta e cinco (35) Conselheiros, o que representa o louvável e expressivo quórum de noventa e cinco por cento (95%), o que por si só, demonstra o interesse dos Membros do Colendo Conselho, pelo seu CLUBE.
Antônio Rogério Matos
Presidente do Conselho Deliberativo
Gestão 2010-2014
Fernando Oliveira
Assessoria de Imprensa
Jornalista Responsável – MTE/SC – 1.530