SUSTENTABILIDADE

SUSTENTABILIDADE

A sustentabilidade, felizmente, virou moda. Designa “o bom uso dos recursos naturais da Terra, como a água, as florestas, enfim todos os fatores ligados ao meio ambiente”. Cada vez mais empresas e organizações preocupam-se com o meio ambiente, até como parte de estratégia de marketing. Nelas, ele está ligado diretamente com responsabilidade social, representando uma vantagem competitiva. “Negócios inovadores estão prosperando. Incubadoras, aceleradoras, hackatons espalham-se por aí, reunindo propostas ótimas de serviços e produtos tecnológicos que podem ser a próxima ideia a revolucionar nossa vida”. Recentemente, foi lançado o “Amazônia Up”, um projeto de incubação que busca um pouco menos de tecnologia e um pouco mais de natureza. O objetivo é “estimular ideias que venham do uso sustentável de recursos naturais. Estamos na maior floresta do mundo, com a maior biodiversidade do planeta, e as pessoas não veem isso como oportunidade de negócio”, afirma o diretor executivo do centro, sediado em Belém, no Pará.

Ações concretas estão bem próximas de nós, no nosso dia-a-dia. Vejamos dois exemplos. No Lira Tênis Clube, foi implantado o Sistema de Ozonização das Piscinas e construída uma cisterna de 30 mil litros para aproveitamento da água das chuvas. Além da economia de água potável, contribui para a redução de enchente. O recurso coletado pode ser utilizado na irrigação de áreas verdes, jardins, lavagem de pisos e descarga de vasos sanitários. (Há equipamento que permite a potabilização dessas águas). As lâmpadas convencionais foram substituídas por de led; o sistema de aquecimento dos chuveiros dos vestiários foi modificado por outros mais modernos e potentes, gerando 40% de economia; instalação de mictórios ecológicos e trabalho de endomarketing, estimulando o consumo responsável. Na Irmandade do Divino Espírito Santo – IDES, foi constituída a Comissão de Sustentabilidade para intensificar a Cultura da Atenção Sustentável, inserida nos dezessete Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS): erradicar a pobreza; erradicar a fome; saúde de qualidade; educação de qualidade; igualdade de gênero; água potável e saneamento; energias renováveis e acessíveis; trabalho digno e crescimento econômico; indústria, inovação e infraestruturas; reduzir as desigualdades; cidades e comunidades sustentáveis; produção e consumo sustentáveis; ação climática; proteger a vida marinha; proteger a vida terrestre; paz, justiça e instituições eficazes e parcerias para a implementação dos objetivos. Foram implantados alguns projetos, destacando-se: a Coleta Seletiva de Resíduos; a Ação de “Squeezes” e de Canecas de Porcelana, no lugar de copos descartáveis; a Campanha da Reciclagem do Óleo de Cozinha – ReÓleo; a Coleta de Esponjas de Cozinha Usadas; a Coleta de Pilhas e Baterias e a Coleta de Garrafas PET. Mais de 15 mil copos descartáveis/mês deixaram de ser usados. Economia e menos lixo!

Ano Novo, vida nova! Vamos fazer a diferença, aderindo a essa cultura e lembrando que o amanhã existe. Ele depende de nós para ser melhor que hoje.

Referência:

ELIAS, Juliana. Bons negócios para a floresta. Época, São Paulo-SP, ed. 1017, p. 92, dezembro/2017.

_______________________________________________________________  

Organizado por Ademar Arcângelo Cirimbelli, para a IDES e o Lira Tênis Clube, janeiro/2018.

NEWSLETTER

Receba novidades em seu e-mail


    DEPOIMENTOS

    NOSSOS ASSOCIADOS, NOSSO PATRIMÔNIO!