VOLUNTARIADO, SINÔNIMO DE DOAÇÃO

VOLUNTARIADO, SINÔNIMO DE DOAÇÃO

            Neste dia 28 de agosto, comemoramos o Dia Nacional do Voluntariado (DNV). Foi instituído, em 1985, pela Lei federal nº 7.352.

            Os Voluntários são peças fundamentais nas organizações sem fins econômicos. Eles surgem para suprir algum tipo de necessidade. “Doam seu tempo e/ou sua habilidade em favor de determinada causa, sem nada receber em troca”. Muitas organizações sociais funcionam só com Voluntários. Todos os que integram a Diretoria Executiva, os Conselhos, as Comissões e Assessorias do nosso Lira Tênis Clube são Voluntários. Estima-se que, cerca de 35 milhões de brasileiros, com mais de 16 anos, fazem algum trabalho voluntário.

         Para recordar esta data, recorremos à matéria publicada em Roma, através da Rádio Vaticano – RV, em janeiro de 2017: “Faleceu, nesta quarta-feira, 04, aos 86 anos de idade, Padre Ney Brasil Pereira, único brasileiro a integrar a Pontifícia Comissão Bíblica, um grupo de vinte especialistas do mundo que se dedica ao estudo da Bíblia. O sacerdote estava internado no Imperial Hospital de Caridade, em Florianópolis (SC). Nascido em 04.12.1930, em São Francisco do Sul, no litoral norte de Santa Catarina, Padre Ney formou-se em Teologia, em Roma. Foi ordenado presbítero em 25.02.1956. No início dos anos 60, conseguiu uma bolsa para estudar música nos Estados Unidos. Dez anos depois, fez mestrado em Exegese, em Roma e, em 1973, retornou a Florianópolis. Na Capital de Santa Catarina, desempenhou importantes trabalhos. Na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília, Padre Ney fez parte do Grupo de Reflexão de Música Litúrgica. Trechos de sua Entrevista: “Não se pode perder tempo” – Em suas passagens por Roma, Padre Ney sempre concedia entrevista ao Programa Brasileiro. Em abril de 2012, em uma pausa de seu trabalho na Comissão Bíblica, conversou com a Rádio Vaticano (RV) e revelou que, ao lado de suas múltiplas atividades, também estava engajado na Pastoral Carcerária, visitando os detentos e dando assistência a seus familiares. “A visita aos presos é um ato, uma ação humana tão importante, que Jesus mesmo falou: ‘Eu estava preso e você me visitou’. Eu faço isso com este espírito. Então eu consigo conciliar não só a atividade de docente, a de pesquisa, escrevo artigos, faço revisões, contribuo para as edições da Bíblia da CNBB. Dá para conciliar isto com a Pastoral Carcerária e também com a Pastoral Musical-Litúrgica. Sou compositor e regente do Coral Santa Cecília da Catedral, desde 1973. Estou conseguindo manter isto ainda, né… É claro que, às vezes, dá um certo cansaço, por causa da multiplicidade de tarefas…” Encerrou, afirmando: “Lembro-me, sempre, daquilo que dizia o querido Padre Libânio, jesuíta de MG, muito sábio… Ele dizia que o dia tem sempre 24 horas, não tem mais nem menos. Temos que saber administrá-las. Não se pode fazer mais horas! Mas, não se pode perder tempo”.  A dedicação do Padre Ney Brasil à Pastoral Carcerária durou mais de quarenta anos:  de fevereiro de 1974, até sua morte, em janeiro de 2017.  (Padre Ney Brasil foi o compositor do Hino para o Lira Tênis Clube, apresentado na Festa dos 90 Anos do Clube, em outubro de 2016).

            Os Voluntários e as Voluntárias, que prestam serviços gratuitos, agem, como escreve Rosi Coelho: “Doam amor, doam vida e continuam vivendo. Compartilham a vida e a multiplicam. É como ver um pedacinho do seu mundo mudar o mundo de alguém”. Estamos convictos de que só faz Voluntariado quem tem amor (incondicional) para dar e o faz com alegria.

            Nossa admiração e gratidão aos (às) abnegados (as) Voluntários (as) que atuam nos clubes sociorrecreativos, em especial no nosso Lira Tênis Clube.

_____________________________________________________________________________

Texto organizado pelo Assessor Especial da Presidência do LTC, Ademar Arcângelo Cirimbelli, em agosto de 2018.

NEWSLETTER

Receba novidades em seu e-mail


    DEPOIMENTOS

    NOSSOS ASSOCIADOS, NOSSO PATRIMÔNIO!