Quais os benefícios da dança para a terceira idade?

Você gosta de dançar? Essa é uma forma super divertida de movimentar o corpo e melhorar a mente. Para os idosos, os benefícios da dança são inúmeros. É uma boa maneira de dar tchau às dores nas costas, diminuir aquela postura de corcunda e, até mesmo, conhecer novas pessoas. 

Mais do que um simples exercício, a dança pode te ajudar a ser uma pessoa mais feliz, saudável e sociável. Parece interessante, não é mesmo?

Hoje, o Lira Tênis Clube vai comentar quais são os principais benefícios da dança para a terceira idade. Se você já tem mais de 60 anos, então vem com a gente nesta leitura!

1. Fortalece os músculos e melhora a postura

Um dos maiores benefícios da dança para idosos é o fortalecimento muscular. Ao movimentar o corpo algumas vezes por semana, os músculos ficam mais fortalecidos e estimulados. 

Assim, é possível melhorar a postura, reduzir as dores nas costas, prevenir quedas e aumentar o equilíbrio. Tudo isso é fundamental para a terceira idade.

2. Aumento da flexibilidade e mobilidade

Esse também é um outro ponto positivo da dança. Movimentos variados ajudam a manter as articulações soltas e funcionais, o que é ótimo para ter maior mobilidade no dia a dia. 

Dessa forma, o idoso evita problemas de enrijecimento muscular e dificuldades para sentar e andar. 

3. Melhora a saúde cardiovascular

Dançar também é uma ótima atividade para o coração. Com a movimentação constante do corpo, aumenta consideravelmente a frequência cardíaca, ajudando a fortalecer a saúde cardiovascular e a circulação sanguínea. 

Assim, os idosos têm mais disposição e energia no dia a dia para fazer suas atividades do cotidiano, além de evitar possíveis infartos. 

4. Saúde mental em dia

Os benefícios da dança vão além do físico, mas também influencia diretamente na saúde mental. O movimento do corpo ajuda a combater a depressão e ansiedade, pois a dança libera endorfina (o “hormônio da felicidade”). 

Além disso, aprender os passos de dança gera estímulos cognitivos, os quais são perfeitos para melhorar a memória e a concentração. 

5. Socialização e novas amizades

Na terceira idade, é normal que o ciclo de amizade esteja mais reduzido. Porém, é muito importante ter um convívio social para manter a qualidade de vida. Por isso, vale a pena investir em aulas de dança para conhecer novas pessoas e fazer amizades. 

💡 Leia também — Qual a importância da socialização na terceira idade e na infância?

a dança para a terceira idade é uma atividade recomendada para o exercício da mente e do corpo

Tipos de danças indicadas para idosos

Existem vários estilos de danças que os idosos podem praticar facilmente. A escolha vai depender do gosto pessoal e preferências de cada pessoa. Algumas sugestões são:

  • Dança de salão: excelente opção de dança para a terceira idade, pois ajuda no equilíbrio e flexibilidade. Além disso, as aulas de dança de salão costumam ser bem animadas;
  • Dança Gold: é uma versão adaptada da Zumba, mas com foco integral em pessoas mais velhas. É uma boa escolha para aumentar a resistência cardiovascular. Aqui no Lira, essa atividade é especialmente desenvolvida e recomendada para quem busca o conjunto de movimentação com ginástica, mas sem impacto;
  • Dança em academias e clubes: não é um estilo, mas é uma opção para praticar dança em lugares específicos para atividades físicas. Em academias ou clubes, é comum ter instrutores que unem dança com ginástica. É uma forma de se divertir e mexer o corpo enquanto aproveita vários estilos de músicas, desde forró até tango.

👯 Dica: no Lira Tênis Clube, você pode se matricular na Academia Dance DanX e praticar vários estilos de danças. Clique aqui e saiba mais!

Então, viu como existem vários benefícios da dança para a terceira idade? Desde a melhora na saúde física até o aumento do bem-estar mental e social, mexer o corpo é uma atividade fantástica!

Não importa a idade ou a experiência, sempre tem um estilo de dança adequado para cada pessoa. O importante é dar o primeiro passo e começar a desfrutar de todos os benefícios que a dança pode oferecer.

Gostou deste conteúdo? Se sim, continue lendo mais dicas no blog do Lira Tênis Clube. Até a próxima!

NEWSLETTER

Receba novidades em seu e-mail


    DEPOIMENTOS

    NOSSOS ASSOCIADOS, NOSSO PATRIMÔNIO!